Descobrindo Assunção: Conhecendo o Verdadeiro Paraguai
BLOGDescobrindo Assunção: Conhecendo o Verdadeiro Paraguai

Descobrindo Assunção: Conhecendo o Verdadeiro Paraguai
Depois de um mês trabalhando na BTR, ficou claro que existia algo no Paraguai que todos ali conheciam menos eu. É claro, criado na fronteira, em Foz do Iguaçu, eu conhecia bem Ciudad del Este e este era o Paraguai que eu conhecia. E quando o convite do meu chefe veio para acompanhá-lo em uma viagem a Assunção, a única coisa que senti foi empolgação. Estava ansioso para conhecer o Paraguai que tanto me falavam na empresa mas que nenhum dos meus amigos conhecia…

A jornada até Assunção no Paraguai
Seria uma viagem a trabalho de uma semana, então preparei minha mala (que ainda pequena, poderia ter sido menor) e às oito da noite de domingo me pus diante do portão da minha casa esperando a carona chegar. E assim foi, a Saveiro parou, cumprimentei o Renan (meu chefe) e o Serafin (gerente da filial de Assunção) e entrei no carro.
Dentro de poucas horas já estávamos chegando em Assunção, o que me surpreendeu muito. Não só pela destreza do Renan como motorista – em conhecer tão bem a estrada – mas a estrada em si: tranquila, suave e bem cuidada.
Assim que entramos em Assunção, a cidade não acabava mais. E a minha primeira impressão foi: essa cidade é um bairro gigante. Muitas ruas pequenas, com muitos cruzamentos e trânsito constante. Era um ‘acelera e para’ o tempo todo até que chegamos no apartamento da empresa. E no dia seguinte, iniciamos a vida em Assunção.
A Rotina em Assunção: do Café à Criação de Conteúdo
O objetivo da viagem era simples: conhecer a realidade do Paraguai descobrindo Assunção, entender melhor a relação entre a BTR e seus clientes e por fim, produzir conteúdo. Mas acabou sendo mais que isso. Foi uma experiência gastronômica, uma semana de muita diversão e de aprendizado para mim. Uma coisa ficou muito clara: a profundidade da expertise que eu estava acessando ali era para poucos.
Nossa rotina era simples: acordar cedo, fazer academia, tomar café da manhã na panaderia Oveja Negra, e seguir para o escritório. Tudo ficava entre alguns blocos de distância. A partir daí era entender a programação do dia: clientes para visitar, e-mails para responder e problemas para resolver. Pude acompanhá-los nessas empreitadas pela cidade e assim conhecer mais do Paraguai. Aqui estão algumas das coisas que me impressionaram muito:
- A quantidade de restaurantes, bares, cafés, praças e parques que havia para serem visitados. Ao abrir o Google Maps a infinidade de “pins vermelhos” era absurdamente grande.
- A variedade gastronômica disponível e os sabores impressionantes que experimentei.
- Os prédios e as casas e as…. ahh, o “estilo” de Assunção me surpreendeu muito. Prédios modernos e casas grandes no estilo europeu ao longo da cidade faziam o queixo cair.
- A tecnologia também era impressionante. Não, claro que não é como a China, mas percebi como a cidade se preocupa em ser uma cidade do futuro. Visitamos uma agência bancária que nunca imaginei ver igual.
- O desenvolvimento urbano e a preocupação de seus governantes em tornar o Paraguai em um país referência para o mundo, muito bem representado pela obra da costaneira.
- E por último: um mercado amplo. Desde marcas simples e básicas a boutiques de luxo. De Zara a Rolex. De lojas de rua a shoppings grandiosos.

Descobrindo Assunção: Uma Expericência Que Vale a Pena?
O ponto é: Assunção no Paraguai tem tudo para surpreender quem vai a turismo ou com o objetivo de fazer negócios. É uma capital que comporta tudo e mais um pouco, apesar do trânsito caótico. Rapidamente pude concluir que Assunção é uma cidade em que moraria fácil, fácil.
“Ah, João. Mas e as partes ruins?”
Sendo bem honesto, eu não conheci partes ruins. Ou melhor, não vi nada que pudesse desvalorizar o lado bom que a cidade proporciona. No fim das contas, todos os lugares tem seus prós e contras. Mas em relação a Assunção… vou precisar de mais algumas visitas para procurar os contras, rs.
E não podia faltar, é claro, a produção de conteúdo… Durante a viagem nós gravamos um vlog mostrando um pouco de tudo isso que falei aqui. Assista ao primeiro episódio:
E se você achou interessante, comente o que mais gostaria de ver e saber sobre Assunção. Quem sabe não voltamos lá e gravamos mais uma “temporada”?